quinta-feira, julho 11, 2002

Inflação
O MacDonalds tá agora com os sanduíches da copa por um tempo em seu cardápio fixo.Eles dizem ser por tempo limitado,porém você pode agora pedir qualquer um deles no dia que for,acabando com aquele negócio de só poder pedir determinado sanduíche em um dia estipulado pelo Mac'Donalds.
Além dessa novidade,voltou o MacRib e o caldo e fredo com um novo sabor,o Top Sundae graças a Deus tambén voltou e apareceram para o choque de vários duas SOPAS!
Sim!O Mac'Donalds trouxe pra gente uma MacSopa,que é um dos produtos da wishlist de quem vos fala(em próximos posts falarei mais disso).E na mesma linha de wishlist o Mac'Donalds traz um Mac Cachorro-Quente!Porém este não me animou muito,tendo em vista que ele está no cardápio como parte do "Mac Lanche Feliz",ou seja,não dá pra pedir separado por não ser um sanduíche e sim parte da promoção e é uma promoção desenvolvida para o público infantil,para o metabolismo infantil.Em palavras menos articuladas:não satisfaz minha pancinha.
Mas o principal que me veio a mente foi o seguinte:Tantas voltas e inovações fez o cardápio inflar tremendamente.Isto é saudável de montão para o consumidor que já tava até bem servido com os recentes 10 números de promoção.Mas e para a corporação Mac'Donalds?
Eu e minha noção de economia,marketing,estratégia,publicidade,propaganda e sagacidade apontaram para uma preocupação.Tal inflação de produtos denota uma embolação no papel de carro-chefe.Por ter tantos sanduíches novos,o consumidor se perde no meio de todas essas novidades e a cadeia de fast foods fica sem um produto-marca-registrada ou sem um carro-chefe.Sua propaganda fica desestabilizada e o consumidor não se sente atraído.É mais ou menos o que acontece com o Bob's que não tem êxito comercial maior por não investir numa propaganda de um carro-chefe,que na minha opinião seria um combo do Ovomaltine com o Double Cheese.Neste caso foge-se um pouco da história de ser generalizado ao invés de especializado.Deve-se ter uma referência para se poder ter êxito no total,com seus outro produtos.Tipo:
"UHU!BIG MAC é feeera!Vou comer um...mas po..olha só esse Cheddar...acho que vou variar um pouco,sou moderninho"
Finca-se o pé para depois dar outro passo.
Mas enfim...os planejadores e marketeiros e os etcs da maior rede de fast food do mundo devem saber o que estão fazendo.