quinta-feira, junho 14, 2018

(Antes de qualquer coisa: hoje começa a Copa. Vai ser complicado divulgar esse post nas redes sociais sem receber spoiler dos jogos. Sim, porque eu vou gravar os jogos e tentar não saber nada até chegar em casa e assistir os jogos! To tenso! E depois (bem depois, tipo final da copa) eu conto pra vocês como foi. Por enquanto continuem entrando aqui e vendo as resenhas e papeando sobre isso nas redes, de preferência sem fazer piadas com coisas que aconteceram nos jogos, pois eu não vou ter assistido ainda. E agora vocês todos vão fazer exatamente isso, né? Great.)

Apesar de eu só ter escalado fera para essas resenhas, podemos dizer que o de hoje é um resenhista profissional! Afinal de contas, Bruno Janot é, entre várias coisas, crítico de cinema, tendo escrito por anos diversas resenhas de filme para o portal msn.

Na hora de escolher quem ia fazer cada sanduba, eu fiz alguma ligação entre aquele país e a pessoa, mas juro que a ligação nesse caso não foi maconha! Até porque, eu poderia ligar a qualquer um que vai escrever aqui, afinal sou ex-ator e roteirista, então só devo andar com maconheiro, não é mesmo amigo binário reaça?! Pra dizer a verdade... qual ligação que podemos fazer com o Uruguai? Diferente do McAlemanha de ontem, que é sempre favorito em campo e nos sandubas, o Uruguai me parece sempre um wildcard doido. Tipo... ninguém o imagina sendo campeão, mas também não ponho minha mão no fogo dizendo que não vai de jeito nenhum. Alguém imaginava que o Forlan ia ser o melhor da Copa de 2010? Vai que o Suarez não morde ninguem e mete gol a vera? E no campo da cozinha... eles não são Argentina, mas também são conhecidos pelas carnes e tal. Então, sei lá... é uma escolha esquisita do McDonalds e pensei que só resenhistas profissionais como Bruno Janot conseguiriam ver poesia no sanduba por trás desta escolha esquisita que o Donaldo vem fazendo.

E sabe de uma coisa? Acho que acertei na mosca fazendo isso. Deleitem-se com Bruno Janot e o McUruguai!


Mc Uruguai por Bruno Janot

Meu caro amigo, eu não pretendo provocar
Nem atiçar suas saudades
Mas acontece que não posso me furtar
A lhe contar as novidades


Aqui na terra tão jogando futebol
Tem muito samba, muito choro e rock'n'roll
Uns dias chove, noutros dias bate o sol
Mas o que eu quero é lhe dizer que a coisa aqui tá preta

Quando o dono e proprietário deste espaço me convidou para ingressar o time de craques incumbidos da missão de substituí-lo nas já tradicionais resenhas dos “sanduíches campeões” (a.k.a. McFavoritos da Copa) o meu sentimento foi de profunda empatia. Quem conhece o cara sabe como ele está sofrendo por estar longe da terra brasilis nesta época de mundial. Foi, portanto, motivado que pisei depois de bastante tempo em uma loja do McDonald’s para experimentar o McUruguai.

Confesso que a minha primeira impressão foi na verdade um susto ao descobrir o valor da promoção: t-r-i-n-t-a golpes! Mas aparentemente faço parte da minoria que se incomoda em pagar num hambúrguer do Mac o preço de um ~artesanal~. Na fila, praticamente todos os pedidos foram pelo sanduíche campeão e ninguém parecia se importar na hora de tirar o dinheiro da carteira. Algum publicitário me dirá: “viva o espírito da Copa”.

Mas enfim, sem mais delongas, vamos direto ao ponto. Numa escala de um a cinco Luisitos Suárez, o McUruguai fica com quatro mordidas. Vamos aos motivos. A principal novidade na edição 2018 dos McFavoritos é o pão de brioche, que tirou de cena o icônico pão bola. (Nota do editor: Pão Bola!!!) A substituição poderia ter sido um tiro no pé, mas acabou combinando muito bem no sanduíche uruguaio. Mas o ponto forte de verdade fica com a maionese chimichurri, que junto com a copa fatiada e a ~cebola crispy~ deixam um gosto apimentado muito bom na boca.

Só que nem tudo são flores canábicas. Quando se fala na gastronomia do nosso simpático vizinho latino, qual comida seria a mais famosa? Eu diria a carne, o churrasco. Provando que criar expectativa é um convite para frustração, bateu uma certa decepção pelos dois hambúrgueres serem iguais aos de um Big Mac. Faltou ousadia, “cojones” como diria o Loco Abreu.

A mesma ousadia que também faltou na hora de criar um McRússia no lugar do McItália, que nem na Copa está. Mas isso é uma discussão que fica para um outro momento. Em compensação, nesta edição todo dia é dia de Brasil, o que acaba criando uma disputa de preferência na hora da escolha. E o sanduíche brasileiro tem queijo coalho empanado... Vingamos a derrota de 50.

Amanhã: Mc Inglaterra por Alexandre Vasconcellos