quinta-feira, janeiro 16, 2003

Opa, trouxe óculos? Este post é grande, dói a vista...
No meio deste último ano do colégio reparei que era chegada a hora de perguntar logo aquelas dúvidas sempre recorrentes, aquelas peculiaridades que te deixam sempre inseguro quanto a correta forma de ser aplicado e etc. Precisava tirar essas dúvidas de uma vez por todas e anotar num papel pra eu nunca esquecer, afinal saindo do colégio onde mais eu poderia saber essas coisas com certeza absoluta. Não existe (até onde eu saiba) uma aula da disciplina em raíz mesmo e sim aulas que com o embasamento delas se deslocam em outras praticidades ou o que for.
Parei pra pensar: O que necessito eu saber? Matemática, Física, exatas em geral não preciso. Não é algo que me interesse nem que eu precise praticamente; acredito saber o básico. Geografia e História também não; esta porque eu sei muito e aquela pois o que for que eu precise dela poderei descobrir em livros sem auxílio humano (assim como História). Restou-me então Língua Portuguesa e Inglês. A primeira é um caso sério, então não rolava de tirar dúvidas em sala...são tantas elas, que reclamariam, porém Inglês dava; só algumas pequenas bobagens que sempre esqueço. De fato tão pequenas que não conseguia lembrar delas pra perguntar para o mestre!
Aí, como a vida tem dessas coisas, lembro hoje em dia constantemente das coisas que tinha dúvida. Tipo essa: como é "Par ou Ímpar?" em inglês? Nunca vi em filmes pessoas praticando isso. Houve um que me disse que lá nos anglo-saxônicos não tem isso...só pedra, papel e tesoura. Mas é impossível isso; como eles chamam os números pares e os ímpares? São necessários eles! Saber sobre eles também! Alguém sabe? Não ter par ou ímpar na língua é algo tão constrangedor e instigante que fico até na dúvida se quero mesmo saber a resposta, sabe?
Aliás, enquanto escrevo esse post fico a pensar se quero mesmo saber a resposta desse mistério e outros que não infereriam muito gravemente na minha conduta/imagem/participação na vida e etc., pois sabendo sobre eles qual seria o próximo mistério? Eu sou desocupado, sabe? Preciso ter essas coisinhas bobas pra me ligar nelas, pra estimular o desenvolvimento de todas minhas vertentes existenciais. Um homem precisa de um objetivo, de uma noção de para onde vai pra continuar vivo sem enlouquecer. Conheço pessoas que por não ter muita noção do que vinha depois ficaram chatas e malucas. Mudaram para pior, infelizmente. É preciso se manter ocupado para não se amalucar. Acho que meu avô faz isso: diz estar sempre ocupado trabalhando. Aí você vai ver o trabalho dele é anotar todos os dias as cotações de dólar(e acredito que ele sabe que a que é mostrada no jornal nacional é a mesma que ele viu na globo news logo de tarde ao fechamento da bolsa, mas anota mesmo assim) e previsão de temperatura pro dia seguinte e gastos por mais bobos que sejam. Tudo isso em papéizinhos que ele faz questão de deixar amontoados em uma mesa para ter trabalho de achar. Digressiono. Ao reler meu texto outras dúvidas aparecerão em relação à maneira certa de se escrever e tal. Esta crase, por exemplo, tá certa?

E não adianta dizer que isso é encontrado em dicionário, procurar nele tira porcentagem de diversão.