sexta-feira, dezembro 06, 2002

Minha mãe comentava sempre comigo:
"Nossa...a Marisa Monte é impressionante...não erra, né? Tudo que ela faz é foda e tal..."
Pois é...pois era...Marisa Monte perdeu seu toque de midas. Tudo bem não é apenas culpa dela, mas o fato é que ela gravou a pior música do ano, e muito provavelmente o pior disco. Vamos nos perguntar: por que? Onde foi que Marisa, Arnaldo e Carlinhos erraram? Se não vinham fazendo trabalhos de qualidade pelo menos não vinham fazendo música muito ruim.
Acho que o erraram logo de cara. No conceito do trabalho. Mais e mais me questiono se trabalhos musicais devem ter um conceito...ter um conceito é ter um padrão a seguir, logo é ter restrições de criatividade. Tudo bem, dentro dessas restrições pode-se achar caminhos loucos para fazer o que não está nesse padrão se encaixar, mas isso é querer demais. É igual a redação...são sempre caretas, pois não importa a criatividade do escritor, a redação sempre terá 30 linhas, proibição do uso de 1º pessoa e determinação de prosa argumentativa ou descritiva. Mas quanto a redação dizem que o lance é mesmo medir o poder de sintetização e tal.
"Tribalistas". Que pretensão também, não? "Já sei namorar" é com certeza a pior música do ano. Se tivessem eles feito essa música quase como uma goazação ou gostando eles da música mesmo, deixaria em paz. Mas dá quase pra sentir, como eles acham que isso é realmente algo de muito valor pra classe artística, como é realmente algo revolucionante pra ser reconhecido por críticos graduados. As pessoas esquecem de fazer a música pela vontade própria, agradando a si mesmo e tal.
Esta música não passa de um funk, funk mal feito. Com a péssima dobrada de voz do Arnaldo Antunes com a Marisa Monte, com a bateria nem um pouco empolgante e com a melodia pobre. Isso vem a me confirmar mais uma vez a teoria que grande parte da grandeza musical de Marisa Monte é devido ao belo trabalho de Arto Lindsay, que não figura nesse cd. E o pior de tudo é a letra, que dizem ser o forte e tal. Porra...música de pegação do caralho! Totalmente feita pra atrair público jovem de matinê jovem pan! Onde está o conceito disso tudo? Tribal? Vocês tão pegando um estilo musical adaptado do estrangeiro para a população pobre e lucrando e chamando isso de tribal?
E não venham dizer que aquela guitarrinha surf é sinal de vanguarda. É oportunismo.