quinta-feira, dezembro 18, 2014

Como alguém que divide a vida com uma pessoa de família Cubana fiquei extremamente tocado com a notícia da retomada de relações diplomáticas entre EUA e Cuba. Cada um com suas convicções à distância, mas eu percebo de perto o quanto a Ditadura Castro e o consequente embargo influíram negativamente pra história da família dela. Não que isso os tenha impedido de nada. Guerreiros, pegaram todos os limões azedos que a vida deu e tomaram limonada e caipirinha pra caramba. Se bobear, de tão especiais que são, fizeram também umas tortas de limão (com um toque de banana, pois eles colocam banana em tudo que é comida).
Na empolgação da notícia, acordei Luisa pra dar os parabéns. Ela apenas reclamou que eu tinha a acordado. Disse que soubera mais cedo. Eu, que fiquei o dia todo na rua, só vi agora de noite ao abrir o Twitter. Perguntei se ela tinha noção do que aquilo representava. Ela ficou um longo tempo em silêncio até que percebi que ela já estava dormindo de novo. Sorri, dei-lhe um beijinho e fiquei pensando “mas afinal, O QUE isso representa?”.
Sempre me fascinou o quanto minha namorada conhece a si própria. Ela sabe quem é; seus limites, forças e fraquezas. E percebo isso em cada um dos Acostas que conheci e – pra você entender como é triste isso tudo - eu conheço TODOS os Acosta. Mas há uma parte de si que alguns deles não conhecem e, de certa forma, não tinham o “direito” de (re)conhecer sem culpa, sem mágoa, sem medo: a sua origem. Agora eles podem. Se vão ter vontade ou se vão preferir dormir é escolha deles, ninguém tem nada com isso. Mas graças a revisão dessa briga cinqüentenária, o lugar de onde eles vieram não está mais isolado e não os isola mais. Cuba livre. Acosta livre.
Muita gente vai perder um time de futebol com esse acontecimento – não sem antes assegurar que quem saiu vitorioso foi o time dele e não o adversário! – mas minha família ganhou exatamente a paz do fim de uma briga. A paz de saber que não há mal que dure pra sempre. Que boa fé e pouco orgulho fazem uma boa dupla tal qual banana e basicamente qualquer outro ingrediente que você tiver na cozinha.