sexta-feira, janeiro 14, 2005

Já faz um tempo que venho ouvindo um papo inquietante sobre um estudo que diz o tempo estar passando mais rápido. Agora ouvi que o Tsunami que atingiu a Ásia é proveniente disto. A teoria é a seguinte: sabe-se que a teoria do big ben é que um corpo cósmico se comprime, primeiramente, e se expande depois numa explosão tipo supernova e é isso que tá acontecendo mais uma vez com a Terra. Ela está mais achatada que o "de costume", por estar se comprimindo para daqui um tempo explodir de novo. Devido a isso, por ser um corpo menor rolou a agitação e as águas perderam a linha. Mas o que eu quero focar não é isso não e sim o fato que com essa achatação o planeta T está rodando mais rápido ao redor do sol e de fato os dias estão passando mais rápido.
Ou ao menos é o que dizem...Fiquei curioso pra possibilidade de um dia ter 23 horas e 49 minutos, mas parece que a diferença é meio que imperceptível, porém acumulativa. Ou seja, ao final da semana você repararia como ela passou rápido - não vejo muita gente achando isso ruim - e quanto mais fosse passando o tempo, mais se notaria.
Isso é, então, uma espécie de "ha ha" pra todos nós que achávamos que "quando éramos pequenos o natal demorava uma eternidade pra chegar", que "quando vamos crescendo e endurecendo o natal já passa a ser apenas mais um feriado e por isso vem rápido"? Ou é simplesmente questão de quanto mais crescemos mais temos a percepção do tempo e do seu passar?
Sinceramente, vejo como uma questão de Fb = E e/ou "destino". Tanto uma quanto a outra é a parada; só são interpretações diferentes em campos/ambientes/situações diferentes, mas não conflituantes.