segunda-feira, janeiro 31, 2005

Acho que o São Paulo é o único time "grande" que ainda não perdeu ou tropeçou em algum time "pequeno" nesse começo de temporada de futebol de 2005.
Eu tava vendo ontem de madrugada, na GloboNews, os gols de todas as rodadas e era um atrás do outro: Paraná, Curitiba, Atlético e América MG, Corinthians, Flamengo; geral já perdeu pelo menos um jogo pra times de menor "expressão".
Eu vejo esses times como pequenos apenas no sentido de ter pouco dinheiro(e alguns casos torcida), pois se você pensar, dá pra dizer que o Olaria é um time sem tradição? Eu desde que nasci conheço Olaria e sua Rua Bariri. Meanwhile, me pergunte qual é o estádio do "grande" Sport, campeão brasileiro! Não sei responder.
Eu tento entender que este tremendo terror que a imprensa bota em cima do assunto é artifício de venda, mas é um saco essa pauta. Nego não se satisfaz de jeito nenhum, né? Não dá uma folga!
Ex: Copa do Brasil passada - se o flamengo é campeão a imprensa diria "ok, grandes coisas, ganhou do Santo André, timeco. Até eu ganho, não fez mais que a obrigação! Não provou nada ainda! Ta jogando mal no Brasileirão". Mas perdeu: "Ó MEU DEUS! Flamengo perdeu pro Santo André! Como o Flamengo é ruim!". Não é mérito do Ramalhão que era um time copeiro e bem arrumado taticamente e sim do flamengo que está em 'profunda' crise.
Sinceramente, eu não vejo esse crescimento dos 'pequenos' como ruim. E sabe como é, né? Se não estivesse acontecendo isso, a imprensa ia ta falando "ai, que chato esse campeonato! sempre a mesma coisa...essas federações ficam protegendo os clubes grandes e mimimi". Ela nunca tá satisfeita! Ao invés de ficar feliz com o último campeonato paulista onde na SEMIfinal não tivemos UM time da grande São Paulo (e com um nível de futebol BOM!) ou do Carioca, que a 3 anos conta com o Americano na fase final da Guanabara e Taça Rio, ao invés de reconhecer o mérito desses times que conseguem dar emoção, a imprensa prefere fazer pouco caso do esforço e valorizar o drama/derrota dos "grandes". Realmente, falar mal dá mais assunto do que elogiar.

Em nota super-relacionada (ninguém lê quando eu falo sobre futebol mesmo...quer dizer, ninguém lê nunca): Ontem eu tava num onibus em Copacabana e quando me deparei um Roberto Carlos cover entrou no onibus. Não tem nada que eu possa falar pra descrever que vá ser metade do pitoresco que foi a situação, mas acreditem...foi bem interessante. Ele se vestia todo de jeans azul, manja? Igual ao Rei! E quando pagou a passagem(how surreal is that?) falou "Obrigado, Bicho!". E o pior é que ele não chegou e ficou falando "Desculpe incomodar a viagem de vocês, queria cantar e ganahr grana lalala". Ele tava pegando onibus, como uma pessoa normal. Enfim...no futuro, quando inventarem um USB pro nosso cérebro eu exportarei as minhas lembranças desse momento pra vocês verem.
Combinado?