sexta-feira, agosto 06, 2004

Pra mim a eleição para prefeito já está ganha, mas claro que principalmente agora não deve se escorregar, pois os problemas ficam muito maiores nesta etapa e acaba-se perdendo a eleição. Então devo dizer, Cézar Maia: mongolice o que você ta fazendo com as esculturas da Marli Mazeredo.
O prefeito criou uma comissão encarregada de analisar obras de artes que pudessem vir a causar um impacto na imagem da cidade do Rio de Janeiro. Esta comissão, composta por artistas plásticos e afins, já deveria ter sido tirada do papel anos atrás, né? Enfim, acho ótimo mesmo à partir de agora tudo passar por este crivo. O problema é que os idiotas tão avaliando obras já existentes na cidade! Curiosamente TODOS os trabalhos da Marli Mazeredo estão condenados a serem retirados. Pra quê? E se tratando de uma artista contemporânea aos membros da comissão, com crescente prestígio, tendo em 12 anos cerca de 10 obras pela cidade e fazendo exposições no exterior, será que não há a possibilidade de rinha, desanvença, desafeto pessoal de alguns dos membros e a artista em questão? Po, profissionalismo antes de tudo, né? Pera la...isso é 'coisa séria', não é mais faculdade ou sei lá o quê; tem dinheiro envolvido.
Um dos membros da comissão, ao ser procurado acerca disso, disse que as obras da artista não tinham "nenhum valor artístico". Aí eu paro e penso, poxa o Hélio Oticica tem valor artístico, né? Nem vou começar a discutir o que é arte, pois aprendi com o professor Leonel Aguiar e sua aula de Teoria da Comunicação que a arte morreu faz tempo. Mas acho que qualquer coisa que foi construída com um pouco de afinco/trabalho tem embuído em si um pouco de valor artístico. São esculturas, umas esculpidas em mármore, outras em ardósia. Não são pedaços de pano colorido cortados e pendurados no teto. Isso é decoração de festa junina! Você compra papel crepon(?), recorta e sobe numa escada pra colar no teto! Acho, então, que esta não é uma discussão que vale como argumento do lance; porém que há algo estranho nisso, há!
E as obras da mulher são tão...não quero dizer insignificantes, mas...discretas! O obelisco teve um impacto muito maior e vai continuar lá, né? Mexeu no espaço físico, visual e o caralho, vai rodar também?
Como o argumento mais forte deve ser deixado pro final pra causar mais impacto, vocês não acham que a maior mongolice disso tudo é que se a comissão foi criada pra analizar as mudanças no landscape do Rio de Janeiro afim de preservar sua imagem sem causar muito impacto na mesma, destruir/retirar obras que fazem parte da característica da cidade não iria contra a idéia sobre a qual se estabelece esta comissão? A ausência de tais obras não estaria causando um impacto na imagem da cidade do Rio de Janeiro? Lembrando que a escultura do capacete do piloto Ayrton Senna está exposta na avenida que presta homenagem ao supracitado, está lá desde 1996, quase 10 anos.
Sem mais, Sr. Meretíssimo.