segunda-feira, março 15, 2004

"Esses campeonatos aqui do Brasil são todos errados"- disse o amigo Belga.
Em certo ponto concordo, cara. Todavia tem algumas coisas legais. Vou te apontar as coisas iradas e o que eu faria pra mudar o futebol de forma que ficasse mais irado.
Quando você falou essa frase que ficou na minha cabeça(eu lembro muito bem, pois eram momentos antes de eu vomitar loucamente), referia-sa ao Campeonato Estadual Fluminense. (Pro Belga que não deve saber...Quem nasce no estado do Rio de Janeiro = Fluminense. Quem nasce na cidade do Rio de Janeiro = Carioca)
Então vamos falar sobre ele primeiro:
É um campeonato dividido em dois turnos, Taça Guanabara(hype) e Taça Rio(normal). A final do Estadual é o campeão da TG X campeão da TR. Se você ganhar as duas voce já é campeão automático. Existem dois grupos: na TG você só joga com os clubes do seu grupo e na TR joga só com os clubes do outro grupo. Matemáticamente, então, a TR é o caminho mais longo pra se chegar à verdadeira final.
Os dois clubes com menor pontuação no somatório das duas taças são rebaixados.
Então me diga...tem campeonato mais irado do que esse, no qual apesar de ser o campeão do 1º turno(TG), o Flamengo, faz uma péssima campanha e só se livra da ameaça de rebaixamento na penúltima rodada?!
Caraca...eu tava torcendo muito pro Flamengo ser rebaixado e jogar a final do Estadual e ser campeão! Ía ser muito foda: campeão e rebaixado! Imagina no ano seguinte o repórter falando "O Flamengo estréia hoje na 2º divisão ostentando o título de campeão da 1º divisão".
O mais legal que poderiam fazer nos campeonatos, no entanto era o que o Develly bolou e eu apóio: uma espécie de amigo-oculto do futebol. No primeiro dia de competição seriam sorteados papéis-zinhos, os quais não deveriam ser abertos até o final da competição. Cada clube ganharia o seu. Ao final da competição as pessoas abririam os envelopinhos que teriam a posição que o clube deveria tirar. Se coincidisse a posição na qual eles finalizaram a competição com a que estava no papelote, seriam dados como campeões. Imagina que irado, Belga!
- Teríamos anos com 6 campeões!
- Teríamos anos e anos sem vencedores!
- Teríamos anos com rebaixados campeões(vide Flamengo)!
- Teríamos um cara comemorando duplamente por ter tirado a posição 7(todos sabem que essa é a posição mais irada numa tabela de campeonato...)!
Digo mais, se eu tivesse o poder de mandar nos campeonatos ia fazer valer minha regra: Se você venceu do líder...você é o líder! Certo? Não estou certo?
Po! Se você ganhou do melhor cara; você é o melhor cara!
Tipo boxe, rei da mesa.
Então, amigo, é por isso que eu conto com seu voto consciente.
Vote Pinguim nas próximas eleições!